TURISMO

ANUNCIE AQUI  30 dias gratis

 Visíte Embu das Artes.

 Está em São Paulo e quer fugir do clima da cidade grande e imergir em uma cidade rodeada de pura arte? então venha para Embu das Artes.

Esta cidade já foi berço de renomados artistas, e possui uma das mais tradicionais feiras de artes e artesanato do país. No centro histórico, ainda é possível conhecer inúmeras galerias de arte.

A tradição artística desta cidade vem desde o seu período dos Jesuítas (1554-1760), quando imagens sacras eram esculpidas para outras igrejas de São Paulo. Durante o Movimento Modernista brasileiro (1922), Cássio M’Boy ministrava aulas para vários artistas importantes do movimento em sua casa, em Embu das Artes. 15 anos mais tarde, Cássio viria a ganhar o seu Primeiro Grande Prêmio na Exposição Internacional de Artes Técnicas em Paris. Um dos seus discípulos, o lavrador japonês Tadakiyo Sakai (Sakai do Embu), torna-se um dos grandes ceramistas-escultores brasileiros (1951). Já na década de 60, Embu das Artes recebe uma grande quantidade de artistas relacionados ao, então, Movimento Hippie, atraído pela projeção da cidade, inclusive internacional, resultante do seu Primeiro Salão das Artes. Embu das Artes é isso… Uma mistura de influências artísticas.

Feira de Embu das Artes.
A Feira de Embu das Artes que acontece todos os Sábados e Domingos conta com uma grande variedade de produtos artesanais, obras de arte e manifestações culturais. São cerca de 500 expositores espalhados pelas ruas e lojas do centro histórico da cidade. Além de produtos artesanais, há peças antigas de grande valor histórico e artístico e lojas de mobiliários rústicos. Como atrações turísticas adicionais, há o Museu de Arte Sacra, construção do século XVIII que compõe o patrimônio histórico da cidade, o Museu do Índio (Rua da Matriz, 54 – Centro) e a Capela de São Lázaro (Rua da Matriz, s/no – Centro).

Influência direta dos imigrantes japoneses que chegaram à Embu a partir de 1940, a Feira Verde, que ocorre aos domingos, exibe uma grande variedade de flores e plantas ornamentais. Os japoneses imigrantes fizeram de Embu o principal fornecedor de flores e plantas ornamentais negociados em São Paulo, depois de Holambra.


Ao visítar a cidade não deixe de conhecer a Cidade das Abelhas, localizada numa extensa área da Mata Atlântica.

Cidade das abelhas.
 o Parque do Lago Francisco Rizzo, um ótimo local para estar em contato com a natureza,



 o Museu do Índio, criado pelo artista plástico e escritor Walde-Mar de Andrade e Silva,


 o Cruzeiro da Paz, que possui diversos totens com “painéis” moldados em terracota pelo mestre Sakai, o Memorial Sakai, um dos maiores escultores em terracota do Brasil e o Centro Cultural Mestre Assis de Embu, que oferece palestras, recitais, espetáculos musicais e teatrais.


Visite também a Capela de São Lázaro, que possui uma imagem do santo esculpida em madeira pelo artista Cássio M’Boy, nos anos 20,


 o Museu de Arte Sacra, em estilo barroco, tem um acervo rico de imagens moldados em terracota e armações em roca, produzidas entre os séculos XVII e XIX e o Conjunto Nossa Senhora do Rosário, uma das mais importantes construções jesuítas em São Paulo.


Para maiores informações, procure o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Largo 21 de Abril, s/n.º (+55 11 4704-6565 ou 4781-5971). Os melhores dias para visitar Embu das Artes são Sábados, domingos e feriados, de 8h às 18h.


Conheça também as melhores opções de hospedagem em pousadas e hotéis de Embu das Artes (SP):